NOSSAS NOVAS INSTALLAÇÕES

A "Folha da Manhã" e a "Folha da Noite" começam hoje a ser impressas em nova machina

Alguns dos vários melhoramentos introduzidos em nossas oficinas

Publicado na Folha da Manhã, terça-feira, 7 de fevereiro de 1928

Neste texto foi mantida a grafia original

A "Folha da Manhã" e a "Folha da Noite" começam hoje a ser impressas em a nova machina que para esse fim a Empreza "Folha da Noite" Limitada adquiriu recentemente na Allemanha.
Damos essa noticia por duas razões: primeiro - para, de antemão, explicarmos quaesquer pequenas falhas que por ventura venham a notar-se em nossas edições destes primeiros dias, em que nem tudo, em nossas officinas, está em seu devido logar; segundo - para, de algum modo, prestarmos contas do que temos lucrado com a sympathia e os favores recebidos do publico, a quem, tão somente, temos de attender.

Nossa primeira machina

Quando installamos as nossas officinas, adquirimos à firma E. Caubit & Cia. uma excellente machina rotativa, dos afamados estabelecimentos Marinoni. Contavamos com ella poder attender às necessidades dos dois jornaes durante uns dez annos, mais ou menos.
Ao contrario de todos os nossos calculos, entretanto, tal foi o desenvolvimento da circulação de ambas as folhas e tal foi a preferencia que lhes dispensaram os annunciantes, que a primitiva machina, comquanto esteja ainda hoje no mesmo excellente estado de conservação em que a recebemos, e apezar dos varios melhoramentos que lhe introduzimos - já não póde corresponder às exigencias quer da "Folha da Manhã", quer da "Folha da Noite".
Isso - é preciso notar-se - passados dois annos, apenas, dos dez com que contavamos.

Necessidade da nova machina

O augmento constante de nossa tiragem e o accrescimo continuo de materia paga têm-nos collocado em sérias difficuldades, visto como a machina com que até hontem trabalhavamos não imprimiria com a rapidez necessaria mais do que dezesseis, nem permittiria dar, até esse, qualquer numero de paginas, que não fosse multiplo de quatro. Dahi, a razão por que, não raro, nos vimos forçados a recusar publicações pagas com dias determinados e muitas vezes mesmo de caracter urgente.

A nova machina

Não desejando alterar o formato dos dois jornaes e não podendo construir, sinão em longo prazo, uma outra rotativa, tivemos a felicidade de encontrar na Allemanha, com o auxilio da conceituada empreza Graphika G. M. B. H., a machina que hoje inauguramos, de fabricação dos reputados industriaes Koenig & Bauer.
Para dar uma idéa do que é a nossa nova rotativa, basta lembrar que ella se divide em duas secções que, trabalhando isoladas ou em combinação, imprimem, até 64 de uma só vez, qualquer numero de paginas, podendo produzir nada menos de 100.000 exemplares por hora.
Além disso, com a rotativa adquirimos, para a fundição das paginas, um apparelho "Autoplate", dos mais aperfeiçoados e dos de maior rapidez.

A montagem

Para dirigir os trabalhos de montagem de nossa nova machina, contratamos, com a mesma empreza que nol-a vendeu, a vinda de um technico. Foi, para isso, designado o sr. Johann Holz, que se revelou um profissional de rara competencia, o que, aliás, já lhe valera a posição de destaque que occupa nas officinas Koenig & Bauer, onde trabalha há longos annos.
Em companhia do sr. Johann Holz veiu a S. Paulo, e com elle acompanhou os trabalhos desde o seu inicio, o sr. Willy Mellmann, que na Allemanha acaba de concluir o seu curso de mechanica, que nos prestou, igualmente, relevantes serviços.

Os serviços de electricidade

Os serviços de electricidade de nossas officinas, na parte referente à secção de impressão e particularmente à nova rotativa, foram executados pela Companhia Brasileira de Electricidade, cujos technicos não pouparam esforços para attender à urgencia dos trabalhos, nos quaes, de resto, revelaram muita proficiencia.
Queremos lembrar tambem que a Light and Power attendeu com a maior solicitude a todos os pedidos que tivemos de fazer-lhe no decorrer dos trabalhos, removendo promptamente todas as difficuldades que não raro surgiram, para o que muito contribuiu a gentileza do dr Itapura de Miranda.

Outros melhoramentos

Varios outros melhoramentos foram ainda introduzidos em nossas officinas, de forma a que ficassem bem apparelhados para aperfeiçoar a "Folha da Manhã" e a "Folha da Noite". Dentre esses, mencionados apenas um: a acquisição de cinco novas machinas de compor, feita à casa E. Caubit & Cia., representante, no Brasil, das Iinothype Mergental.
Com esses novos recursos, já hoje podemos melhorar os nossos dois jornaes com o desenvolvimento de suas secções habituaes e com a creação de varias outras, todas de grande interesse para o publico.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.