MAZZILLI CONFIRMA SUBLEVAÇÃO NA FAB


Os rebeldes tentarão impedir a chegada de Jango a Brasilia

O ministro da Aeronautica declara-se incapacitado para garantir qualquer voo

Publicado na Folha de S.Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1961

Neste texto foi mantida a grafia original

BRASILIA, 5 (FSP) - O sr. Ranieri Mazzilli confirmou que "elementos da Aeronautica organizaram operações tendentes a interceptar em terra ou em voo aviões em trafego, visando particularmente ao aparelho em que deveria viajar o sr. João Goulart". Essa noticia foi dada ao sr. Moura Andrade, em contato telefonico. O presidente do Congresso transmitiu a informação aos deputados e senadores reunidos em sessão extraordinaria.
Diante da situação - informou ainda o presidente da Republica ao presidente do Senado - o ministro da Aeronautica declarava-se incapacitado de garantir tambem o voo que conduziria a Porto Alegre os parlamentares de Brasilia.

Ministros vão a Brasilia

Por fim, o sr. Moura Andrade comunicou ao plenario das duas casas do Congresso que os três ministros militares estão a caminho da Capital Federal, a fim de apreciar a situação com o chefe da nação, que posteriormente comunicará o resultado da conferencia ao Congresso.
Diante dessas comunicações, o Congresso decidiu permanecer em sessão permanente, até que a presidencia da Republica informe o resultado dessa conferencia com os ministros militares, que se encontravam no Rio quando ocorreu o iniciante.

Mazzilli retira as garantias oferecidas a João Goulart

BRASILIA, 5 (FSP) - "O presidente da Republica não se sente no momento em condições de manter as garantias que havia assegurado para a chegada do sr. João Goulart ao aeroporto de Brasilia", foi o que o ministro da Justiça, sr. Martins Rodrigues, informou ao Congresso, às 2 h 30 desta madrugada.
Todavia, o presidente da Republica está disposto a tomar as mais energicas medidas para assegurar tais garantias, acrescentou.
Essa comunicação foi feita ao Congresso logo após a instalação da sessão extraordinaria convocada pelo sr. Moura Andrade para esclarecer o incidente com os parlamentos no aeroporto de Brasilia.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.